Ciência e Tecnologia_ “Potencialmente perigoso” asteroide vai passar perto da Terra no dia 21 de março.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Não há qualquer risco de colisão, mas a passagem a 2 milhões de km da Terra já é suficiente para ser classificada pela NASA como “potencialmente perigosa”. Essa determinação ocorre quando a órbita do asteroide se cruza com a do nosso planeta a uma distância de até 7,5 milhões de quilômetros e quando ele tem mais140 metros de diâmetro.

O maior visitante interestelar de 2021 foi visto pela primeira vez em março de 2001 pelo programa Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR) em Socorro, Novo México. Com base em medições ópticas, foi estimado que tinha cerca de 1 quilômetro de largura. Em observações mais recentes, porém, pesquisadores clacularam uma largura entre 440 e 680 metros.

Após a visita na próxima semana, o 2001 FO32 só deve chegar perto da Terra novamente em 2052, quando pode passar a 2,8 milhões de quilômetros de distância do planeta.

Telescópio da NASA instalado no topo do Mauna Kea, no Havaí, Estados Unidos, vai captar informações mais precisas do tamanho e da composição do asteroide Foto: Divulgação / UH / IfA

O maior asteroide previsto para passar pela Terra neste ano vai se aproximar do nosso planeta na próxima segunda-feira, dia 21. A rocha formada ainda no início do Sistema Solar deve alcançar a velocidade de 124 mil km/h.

Denominado 2001 FO32, ele foi descoberto há 20 anos e é monitorado desde então. O fenômeno é uma oportunidade para que astrônomos obtenham informações mais precisas do tamanho e da composição dele. Isso será feito com um telescópio da NASA instalado no topo do Mauna Kea, no Havaí, Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *