Campanha de Vacinação contra a Covid-19 começa neste sábado em seis cidades

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Começa neste sábado (20), a campanha nacional de Vacinação contra a Covid-19. O objetivo é incentivar a aplicação da segunda dose e da dose de reforço. O Ministério da Saúde vai promover eventos simultâneos em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Salvador e Brasília. 

A campanha vai até sexta-feira da semana que vem (26) e tem como slogan “Proteção pela metade não é proteção”. 21 milhões de pessoas não tomaram a segunda dose da vacina em todo o país. No caso da dose de reforço, cerca de nove milhões e trezentas mil pessoas estão com o calendário em atraso.

O Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, afirma que é recomendável que o reforço seja feito com um imunizante diferente das duas primeiras doses. No caso da vacina da Janssen, aplicada em dose única, o reforço será considerado logo após a segunda dose. Para os demais, a preferência é pela vacina da Pfizer.

“A plataforma da Pfizer, que é de RNA mensageiro, mostra um ganho de imunidade mais interessante quando você faz a vacinação, ou seja, você mistura as tecnologias na dose de reforço. Preferencialmente porque é a vacina, que hoje, em função dos contratos que foram celebrados e cronogramas de entrega, tem uma disponibilidade maior para ser utilizada como dose de reforço”, explicou.