Defesas civis farão simulado de emergência em barragens de Itabira no próximo sábado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Atividade é rotineira, de caráter preventivo e envolverá cerca de 17.600 pessoas

As Defesas Civis estadual e municipal de Itabira, na região Central de Minas Gerais, realizarão no próximo sábado (27), às 14h, simulado de emergência da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Pontal, do Complexo Itabira.

No horário do treinamento, a população será avisada por meio do toque real de sirenes – antes é emitida uma mensagem de voz alertando que se trata de um simulado – e deverá seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura.

A atividade integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. Segundo a mineradora, o objetivo da simulação é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência.

Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu e Rio do Peixe continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e a estrutura Pontal permanece em nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante.