Um minuto antes de portão fechar, Professor entrega RG esquecido e ‘salva’ Enem de Candidata

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

O professor “salvou” o Enem de uma candidata que ele sequer conhecia, neste domingo (21). Ele conseguiu buscar e entregar o documento de identidade, que ela tinha esquecido em casa, faltando um minuto para o fechamento dos portões do local de prova.

Ele estava participando de uma ação da faculdade em que trabalha, diante do campus Poeta Torquato Neto, Zona Norte de Teresina, quando ouviu uma candidata nervosa por ter esquecido o documento de identidade.

Faltavam 20 minutos para o portão fechar, mas ele conseguiu chegar faltando um minuto para o fechamento dos portões. Ele conseguiu localizar a casa falando por telefone com o marido dela. A casa da mulher fica no bairro Primavera, também na Zona Norte da capital.

“Estava trabalhado quando ouvi ela falando e tentando resolver se ia pegar ou se mandava um mototaxi ir, mas vi que estava difícil para ela então perguntei onde ela morava, peguei o contato do marido dela e fui”, disse.

O marido da candidata estava com uma criança pequena em casa e não poderia sair. O professor voltou com a identidade da candidata no último minuto antes do portão fechar e “salvou” a prova da jovem.

Mais de 94 mil pessoas chegaram a se inscrever, mas apenas 73 mil tiveram as inscrições confirmadas e as taxas pagas ou com isenção garantida. Em janeiro de 2022, quase 8 mil pessoas poderão fazer o exame, como pessoas privadas de liberdade e novos inscritos.

Os números representam uma queda de cerca de 45% em relação ao ano anterior, onde mais de 133 mil candidatos se inscreveram. A queda aconteceu a nível nacional também. Um dos motivos apontados por especialistas foi a mudança nas regras para solicitação da isenção na taxa de inscrição.