Teve início nesta sexta-feira (3), no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, o Programa Fluir das Emoções. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) foi pensada para trabalhar o psicológico dos profissionais, tão abalados pela pandemia da Covid-19. A formação conta com 40h de aprendizado e vai até o mês de dezembro, com ampla programação dividida em encontros presenciais e on-line, por uma plataforma digital disponibilizada pela Aprender Editora. Cerca de 900 profissionais da rede municipal de ensino estão participando do processo para desenvolver habilidades socioemocionais, com foco na saúde mental e no autocuidado.
A diretora de Acompanhamento Didático-Pedagógico, Edilamar Lage Figueiredo, é uma das coordenadoras do programa. Ela conta como surgiu a proposta. “A ideia surgiu após analisar como estavam os nossos profissionais após o retorno das aulas presenciais. Muitos vieram até nós pedir socorro, pois não estavam sabendo lidar com o novo que estamos vivenciando. Assim, pensamos em ver algo que abrangesse o máximo de pessoas possível e que tratasse as emoções de cada um deles. Descobrimos o material de uma editora e vimos que seria providencial para acompanhar toda a rede da Educação. Este será um apoio, um acolhimento para todos que estão sofrendo com este momento”, comentou.
Já a secretária Municipal de Educação, Laura Souza, destacou a importância desta formação inovadora para auxiliar os profissionais diante de tantos desafios. “O trabalho dos professores é extremamente complexo, todos os dias precisamos pensar em inovações pedagógicas, lidar com vários alunos ao mesmo tempo, mediar conflito, lidar com dificuldades de aprendizado e a desmotivação dos estudantes. Tudo isso nos leva a pensar em estratégias para lidar com esses desafios. São muitas as pressões do dia-a-dia e, por consequência, nossa saúde mental fica prejudicada. Com este programa a SME oferece acolhimento, para buscarmos juntos um ponto de equilíbrio. Que sejamos apoio e amparo um do outro”, disse a secretária.
Presente na abertura do programa, o secretário Municipal de Administração, Gabriel Quintão, destacou a importância da formação neste momento onde os profissionais precisam de estímulo para lidar com os prejuízos que a pandemia causou em todas as áreas.
“Os temas aqui tratados são essenciais para os desafios que o nosso país enfrenta, principalmente na área da Educação. Sabemos dos impactos que a pandemia trouxe para o nosso país, e que vocês ainda estão vivendo na pele, como a qualidade de ensino foi comprometida. Sabemos também que esse discrepante abismo existente na educação do nosso país ele só aumentou neste momento de pandemia. E, para retomar a educação desejável, vamos ter um processo longo, e isso só se faz com reconhecimento valorização dos profissionais e um trabalho em conjunto de todos os setores. É exatamente isso que o atual governo tem procurado fazer,” destacou Gabriel Quintão, durante a abertura da cerimônia.
Com uma dinâmica motivadora e diferenciada as psicólogas Déborah Araújo e Alexandra Mourão, responsáveis pelo desenvolvimento do programa, iniciaram o encontro falando sobre todo o processo de trabalho do Fluir das Emoções.
O material utilizado para o programa que propõe sensibilizar, acolher e apoiar os profissionais da educação é baseado em três temas: “Cérebro e as Emoções”; “Sua Melhor Versão” e “Eu, Eu com o outro, e Eu com o Grupo”.