Quem já experimentou, por necessidade ou adrenalina, a sensação de rodar com o carro praticamente sem combustível, e a luzinha indicando que o tanque está na reserva acesa por um tempão no painel, não sabe quantos problemas a prática pode causar.
Em tempos de gasolina cara, não apenas pelo valor do combustível, mas também por conta do desconhecimento a respeito de quantos litros de gasolina tem na reserva do carro.
Para evitar sustos, danos aos sistemas do carro, pontos na carteira e prejuízo financeiro (sim, ficar com o carro sem gasolina rende multa ao motorista), o Junto com você vai responder à “pergunta do milhão”. Afinal de contas, quantos litros de gasolina tem na reserva do tanque do carro?
Reserva do tanque: não há um padrão
Quem esperava por uma resposta exata a respeito de quantos litros de gasolina tem na reserva do tanque do carro, vai seguir esperando. Na verdade, não existe um padrão, nem mesmo por fabricante, sobre qual a porcentagem de litros que os carros precisam ter na reserva do tanque.
O que há, por outro lado, é uma média, que varia de acordo com o tamanho do carro. Quanto maior o modelo (sedans grandes, SUVs), maior a capacidade total do tanque e, portanto, da reserva. Carros menores, como hatches com motor 1.0, tendem a ter uma reserva de gasolina com menos litros no tanque.
Assim, a quantidade de gasolina que um carro tem na reserva costuma girar entre 5 e 10 litros, conforme o tamanho dele. É importante explicar que, apesar do nome “reserva”, não se trata de um segundo tanque, menor, dentro do principal.
Esses litros, na verdade, correspondem ao mínimo que cada fabricante configura no carro para que a luzinha acenda no painel e alerte o motorista que é hora de ir a um posto de combustível.