O 2º e último dia do 3º Simpósio TelComp – Telecom, Tecnologia e Competição para o Futuro Digital contou com 4 painéis e uma palestra que visaram trazer luz ao debate sobre as mudanças no setor de telecomunicações a partir da possível aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional. O relator do projeto na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou em entrevista ao Poder360 na manhã desta 4ª feira (21.jun.2023) que o texto final do projeto será entregue a tempo para votação na Casa antes do recesso legislativo, de 18 a 31 de julho.
O deputado realizou uma palestra no simpósio. Durante a exposição, destacou a reunião que terá na 5ª (22.jun) com governadores e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O objetivo, em suas palavras, é “consolidar a reforma entre os estados”.
O último painel do simpósio foi “O momento atual do mercado de capitais”, e discutiu as expectativas de investidores no setor das PPPs (Prestadoras de Pequeno Porte) de telecomunicações. As empresas tiveram uma rápida expansão nos últimos anos e, juntas, já superam as grandes companhias no mercado de banda larga fixa no Brasil. O debate foi realizado pelos seguintes especialistas: Carlos Eduardo Sedeh, CEO da Megatelecom – moderador; Valder Nogueira, managing director – Investment Banking do banco Santander; Leonardo Olmos, diretor do banco UBS; e Newton Borbolla Filho, sócio-diretor e co-fundador da Golden Capital Partners.
Para o diretor-gerente da divisão de investimentos do Santander, Valder Nogueira, é importante que essas empresas invistam em infraestrutura própria para se destacar em novas rodadas de investimentos. “Esse é um movimento de consolidação que com certeza vai ter apoio do regulador, que também visa ter um racional econômico das infraestruturas existentes e não precisa ficar replicando infras que já existem então vão ajudar na regulamentação para isso”, avalia Nogueira.