YouTube mostra que programa de parcerias já movimentou R$ 351 bilhões

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Manuella Villela assumiu o posto de gerente do ecossistema de criadores do YouTube em janeiro de 2020, mas está na empresa de vídeos do Google desde julho de 2014.

O montante de US$ 70 bilhões foi destinado a produtores de conteúdo, artistas e empresas de mídia por meio de monetização nos últimos três anos

O programa de monetização do YouTube Shorts completou um ano no Brasil em março de 2024. Desde sua introdução, mais de 25% dos canais monetizados estão ganhando dinheiro por meio dos vídeos curtos. “O formato Shorts permite que qualquer pessoa com um celular seja criadora de conteúdo”, comenta Villela.

Em entrevista, Manuella Villela, gerente do ecossistema de criadores do YouTube, fala sobre os aprendizados da plataforma com os vídeos curtos.

Manuella Villela: O YouTube lançou o Shorts como uma evolução fundamental para a plataforma, seguindo um movimento cultural em direção à criação e consumo de vídeos curtos. O formato de Shorts permite que qualquer pessoa com um celular seja criadora de conteúdo. Além disso, proporciona uma experiência divertida para os usuários desfrutarem nos intervalos do dia. O YouTube é uma plataforma multi formato.

JCV: Houve alguma mudança em relação aos vídeos longos depois da introdução do Shorts?
MV: A mudança que identificamos foi positiva, pois os criadores estão usando cada vez mais o Shorts como um complemento para os outros formatos que também são encontrados no YouTube, como vídeos longos, ao vivo, podcast e outros. Ou seja, os Shorts contribuem para que os outros conteúdos que também estão na plataforma ganhem ainda mais audiência e visualizações.

JCV: Quais foram os principais aprendizados da plataforma com a adição do Shorts?
MV: O principal aprendizado da plataforma com a adição do Shorts é que os conteúdos curtos não necessariamente vieram para canibalizar os outros formatos, mas sim para fortalecê-los. O Shorts virou a porta de entrada para alguns criadores e por vezes funciona como estratégia.

JCV: Como o algoritmo do Shorts é treinado?
MV: Nosso sistema não tem opinião sobre o tipo de conteúdo criado e também não favorece nenhum formato específico. Consideramos as escolhas dos espectadores e alguns indicadores para recomendações:

Shorts ou canais que o espectador gostou;
Temas ou assuntos que o espectador assiste;
Músicas em alta ou áudios remixados com que o público pode interagir.
JCV: Alguma novidade está por vir para os criadores do YouTube? 
MV: Anunciamos, em fevereiro, o YouTube Create, um aplicativo que ajuda os criadores a tornar a edição de vídeos mais simples e fácil. Ele faz a limpeza de áudio, sincroniza as batidas, tem uma biblioteca de música livres de royalties, possui uma ferramenta de narração e legendas automáticas. Além de efeitos, filtros e adesivos e muito mais.

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